Selo Green Screw destaca referências em design sustentável no food service

Sustentabilidade engloba diferentes fatores. No setor de alimentação, não é possível pensar em ações socioecológicas sem levar em consideração, por exemplo, os alimentos, as pessoas e os recursos naturais. Um elemento que tem recebido menos atenção nesse aspecto são os equipamentos. Um projeto de food service verdadeiramente sustentável deve incluir equipamentos que seguros, econômicos, pensados para a economia circular, entre outros atributos. Com o objetivo de destacar essas qualidades, foi criado o selo Green Screw. A iniciativa partiu da Green Kitchen e contou com a expertise do diretor de design do StudioIno, Emmanuel Melo.

A ideia é um desdobramento do programa Green Kitchen, que já certifica profissionais por práticas sustentáveis desde 2012. Após anos conduzindo a certificação profissional, os responsáveis pelo programa sentiram a necessidade de criar uma distinção específica para equipamentos de food service e assim surgiu o selo Green Screw. José Aurélio Lopes, diretor da Green Kitchen, explica que a ideia é “ancorar uma boa ideia em uma ideologia sólida para garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo”.

Critérios do selo Green Screw

O selo Green Screw se concentra na certificação de equipamentos que apoiam práticas sustentáveis. Com o tempo, a iniciativa espera criar diretrizes que possam ser adotadas pelas empresas como um caminho claro para o desenvolvimento de soluções ecológicas. Para isso, foi elaborado um regulamento e a formalização da certificação está planejada para 2025.

José Aurélio e Emmanuel, juntamente com Mônica Atchabahian, diretora da Green Kitchen, acreditam que o Green Screw leva a mesma mentalidade para o desenvolvimento de equipamentos e na formulação de projetos de food service, espelhando o sucesso do certificado da Green Kitchen. 

Primeiros destacados pelo Green Screw

Uma primeira entrega simbólica dos selos foi realizada em setembro e marcou o início das atividades do Green Screw. Chamando atenção para soluções sustentáveis já existentes no mercado, a equipe apresentou a novidade aos profissionais de food service e abriram caminho para o fortalecimento da certificação. 

Compartilhe isso:

últimos artigos:

O que é ESG?

ESG é a sigla em inglês para as palavras Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Governança. As três letrinhas têm se popularizado como métrica para empresas

últimos Projetos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *