A Green Kitchen premiou sete equipamentos por excelência em sustentabilidade com o selo Green Screw. A iniciativa, que tem a primeira edição este ano, é um desdobramento do programa Green Kitchen, que já certifica profissionais por práticas sustentáveis desde 2012. O selo foi entregue aos responsáveis pelos equipamentos destacados durante o Congresso Internacional de Nutrição Funcional Clínica e Esportiva, realizado em setembro, em São Paulo. Emmanuel Melo, diretor de design do StudioIno, participou na escolha dos premiados assim como criou o desenho do selo.
Após anos conduzindo a certificação profissional, os responsáveis pelo programa sentiram a necessidade de criar uma distinção específica para equipamentos de food service e assim surgiu o selo Green Screw. José Aurélio Lopes, diretor da Green Kitchen, explica que a ideia é “ancorar uma boa ideia em uma ideologia sólida para garantir sua sustentabilidade ao longo do tempo”.
Equipamentos com selo Green Screw
O selo Green Screw se concentra na certificação de equipamentos que apoiam práticas sustentáveis. Com o tempo, a iniciativa espera criar diretrizes que possam ser adotadas pelas empresas como um caminho claro para o desenvolvimento de soluções ecológicas. Para isso, foi elaborado um regulamento e a formalização da certificação está planejada para 2025.
Para a premiação, as empresas foram convidadas a expor os equipamentos em uma área reservada ao Green Kitchen no evento. A entrega simbólica dos selos marcou o início das atividades do Green Screw e chamou atenção para soluções sustentáveis já existentes no mercado.
Os primeiros selos foram para as seguintes empresas.:
Cozil – pela estação de ozônio para sanitização de hortaliças sem cloro.
Elvi – pela central inteligente de reciclagem orgânica, e compostagem automática.
Kalykim – pelo uso de acido lático na sanitização de hortaliças sem cloro.
Netter – pela economia de água da lavadora NT 210 3T.
Prática – pelos fornos combinados para cozinhas sem frituras.
Schipper – pelos pratos que não lascam.
Sulfisa cozinhas – pela câmara de ozônio para maturação para pescados e conservação de hortaliças
Programa Green Kitchen
O Green Kitchen é um programa de ações sustentáveis para restaurantes, com uma auto certificação voluntária. Atualmente, mais de 100 empresas, hospitais e escolas participam da iniciativa.
Mônica Atchabahian, diretora da Green Kitchen, relata que o programa cresceu mesmo durante a pandemia, com um aumento no número de participantes e na conscientização sobre práticas sustentáveis. A certificação é obtida a partir de 25 pontos, com a possibilidade de aumento na pontuação por meio de ações sustentáveis, promovendo uma competição saudável entre as empresas certificadas.
Mônica, José Aurélio e Emmanuel acreditam que o Green Screw leve a mesma mentalidade para o desenvolvimento de equipamentos e na formulação de projetos de food service, espelhando o sucesso do certificado da Green Kitchen.