A câmara de ozônio da Sulfisa para maturação de pescados e conservação de hortaliças foi reconhecida com o selo Green Screw pela excelência em sustentabilidade. O selo foi entregue aos responsáveis pelo equipamento durante o Congresso Internacional de Nutrição Funcional Clínica e Esportiva, realizado em setembro, em São Paulo.
O Green Screw é uma iniciativa da Green Kitchen para premiar equipamentos de cozinhas profissionais que apresentam inovações sustentáveis. O diretor de design do StudioIno, Emmanuel Melo, participa da ação ajudando na escolha dos premiados e na elaboração do regulamento do selo.
Câmara de ozônio é alternativa sustentável
A câmara para maturação otimiza a conservação de pescados e hortaliças, prolongando sua vida útil e reduzindo o desperdício. A comissão do prêmio detalha que, com controle preciso de temperatura e umidade, o produto assegura a manutenção do frescor e da qualidade dos alimentos.
Equipamentos com selo Green Screw
Sete equipamentos receberam o selo Green Screw este ano. Além da câmara de ozônio, os outros recipientes foram:
Cozil – pela estação de ozônio para sanitização de hortaliças sem cloro.
Elvi – pela central inteligente de reciclagem orgânica, e compostagem automática.
Kalykim – pelo uso de acido lático na sanitização de hortaliças sem cloro.
Netter – pela economia de água da lavadora NT 210 3T.
Prática – pelos fornos combinados para cozinhas sem frituras.
Schipper – pelos pratos que não lascam.
Em 2025, serão apresentados o regulamento e a formalização da certificação. Com o tempo, a iniciativa espera que as diretrizes do Green Screw possam ser adotadas pelas empresas como um caminho claro para o desenvolvimento de soluções ecológicas.